Uma das maiores preocupações da humanidade é a estética. Em muitas culturas a preocupação com a aparência é muito peculiar pois dependendo de como o indivíduo se apresenta ele vai estar evidenciando uma imagem que acredita ser a mais adequada para o momento. Cuidados especiais são dados aos cabelos com a presença de adornos e formas de penteados das mais diversas.
Por sua importancia os cabelos tem sido uma preocupação constante da pesquisa científica voltada para a estética na tentativa de entender e vencer a queda destes tão preiosos fios.
Muitas causas tem se apontado como determinantes, as de origem genética, por patologias lesivas ao coro cabeludo provenientes de patógenos como fungos e outros parasitas, além de alterações hormonais, processos infecciosos e a base psicossomática. Na Medicina Tradicional Chinesa, encontramos 3 formas que basicamente complementam o positivismo da pesquisa ocidental sobre a queda de cabelo: primeiro por força da energia ancestral (fatores genéticos), por excesso do Qi, fator Yang na região da cabeça, o que favorece ao aquecimento dos folículos pilosos com consequente queda, ou por falta do Qi energia básica e Xue (Sangue) que exerce uma ação predominantemente Yin, que quando acontece o vazio de Sangue consequentemente conduz ao desequilibrio do Yang, e/ou Jing (Essência).
Este desequilíbrio normalmente é causado por estresse agudo, alimentação inadequada e distúrbios hormonais. Podemos perceber que dentro de uma visão psicossomática, todos estes itens estão relacionados, no entanto, é importante se observar a causa mais evidente, pois há outras adjacentes, para se conduzir a um tratamento adequado.
Hoje nos temos na Holoclínica, além da acupuntura e tratamento psicoterápico, o laser de baixa e média intensidade, que tem demonstrado em nossa prática excelentes resultados quando associado a outros tratamentos, portanto, se evidencia a importancia de uma consulta clínica para maiores exclarecimentos quanto aos procedimentos terapeuticos a serem tomados e/ou outros profissionais a serem consultados.
Evilázio Lima
Psicólogo e Acupunturista
Nenhum comentário:
Postar um comentário